Busca avançada
Ano de início
Entree

Mudanças sucessionais da estrutura da comunidade perifítica em reservatório hipereutrófico (Lago das Garças, PEFI, São Paulo)

Processo: 08/52887-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Carla Ferragut
Beneficiário:Murilo Borduqui
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reservatórios de água   Perifiton   Sucessão ecológica   Restauração ecológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrutura Especifica | Perifiton | Reservatorio | Sucessao

Resumo

O processo de colonização e sucessão da comunidade perifítica será avaliado em reservatório eutrófico, Lago das Garças, PEFI, São Paulo. O tempo de colonização foi de 30 dias (09/02 a 10/03/2008). As amostragens foram divididas em 2 fases distintas. Na fase 1 os intervalos de coleta foram de 3 dias, na primeira quinzena. Na fase 2 os intervalos foram de 5 dias, compreendendo a segunda quinzena. As variáveis abióticas analisadas na sub-superficie da água serão radiação subaquática, temperatura, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, alcalinidade, pH, formas de carbono inorgânico dissolvido, nitrito e nitrato, nitrogênio amoniacal, ortofosfato e fósforo total dissolvido, nitrogênio total e fósforo total e sílica solúvel reativa. As variáveis do perifíton analisadas serão massa seca, cinzas, massa seca livre de cinzas, clorofila-a e composição química. Serão realizadas, também análises qualitativas (em nível especifico) e quantitativas. A estrutura da comunidade de algas perifíticas será avaliada através da densidade algal, medidas de biomassa (biovolume e clorofila-a), riqueza de espécies, índices de diversidade, dominância e equitatividade. O presente estudo avaliará em escala temporal o desenvolvimento e a dinâmica do perifíton em dois pontos do Lago das Garças, um com efluente de esgoto doméstico e outro com entrada de água de nascente. Mais especificamente, pretende avaliar a dinâmica do perifíton dentro do Estado Degradado de Equilíbrio do lago, procurando as principais fontes da variabilidade estrutural, além de comparar a sensibilidade dos modelos microsucessionais das algas perifíticas em diferentes estações de amostragem no lago. Atualmente, o Lago das Garças encontra-se em fase inicial de recuperação (Programa de saneamento e desvio de cargas - ECOPEFI-SMA). Portanto, o maior conhecimento da estrutura da comunidade perifítica poderá auxiliar na compreensão da resposta algal às alterações ambientais decorrentes de processos de recuperação, os quais causam mudanças abruptas e, ainda, são pouco previsíveis em nível sistêmico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)