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O carnaval das chanchadas: brasilidade e organizacao da industria do entretenimento no brasil da era do radio.

Processo: 01/10579-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2001
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Renato José Pinto Ortiz
Beneficiário:Joao Fabio Diniz
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema brasileiro   Cultura popular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Brasileiro | Cultura E Poder | Cultura Nacional | Cultura Popular | Industria Do Entretenimento

Resumo

A análise da pesquisa a ser realizada se concentrará em um certo gênero da produção cinematográfica brasileira das décadas de 40 e 50 - as chamadas chanchadas -, bem como na especificidade de sua relação com outros meios de comunicação de massa e produtores de entretenimento de sua época. Primeiramente pretendo analisar a fórmula das chanchadas, com a ajuda dos autores que o fizeram anteriormente, no que ela tem de recorrente: a presença de personagens tipo e a caracterização de um discurso carnavalizado (com o significado proposto para este no projeto), para posteriormente verificar os pontos de intersecção que essa fórmula possui com outros produtos de entretenimento de épocas anteriores e da época contemporânea aos filmes em questão, sobretudo o rádio. Pretendo, desse modo, ajudar a desvendar o motivo do grande sucesso obtido pelas chanchadas, sendo esse relevante na medida em que reflete a dualidade cultura popular - cultura nacional, através do processo de construção de uma identidade nacional brasileira, e a natureza inevitavelmente política desse processo. Além disso, a pesquisa procurará mostrar como o sucesso dos filmes em questão reflete o caráter, mesmo que embrionário, de organização da produção e do mercado de entretenimento da época, e de que modo essa se associa à identificação obtida pelos personagens tipo e pelo discurso carnavalizado, recorrentes nas chanchadas e veículos de certa idéia de Brasil. (AU)

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