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Na literatura, no cinema e na pintura: a representação do sertão brasileiro em três obras de arte nacionais

Processo: 07/59847-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Antonio Manoel dos Santos Silva
Beneficiário:Héder Junior dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo (FCETUR). Universidade de Marília (UNIMAR). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Sertão   Representação (artes)   Romance   Literatura   Pinturas (arte)   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abril Despedacado | Os Retirantes | Representacao Do Espaco | Sertao Brasileiro | Uniformidade | Vidas Secas

Resumo

Este projeto tem como objetivo principal estudar comparativamente três obras de arte brasileira, Vidas Secas de Graciliano Ramos, Abril Despedaçado de Walter Salles e a série pictórica Os Retirantes de Cindido Portinari. Esta comparação pretende focalizar a forma com que o sertão brasileiro é representado em cada obra e analisar o modo como é tratada sua problematização e como o mesmo se articula dentro do tecido narrativo em que está inserido, dialogando assim com as influências que ele, o sertão, exerce dentro da tradição da cultura brasileira. Decorrente deste objetivo central, há outros: analisar a forma com que é tratado e mostrado o sertão brasileiro dentro de Vidas Secas, Abril Despedaçado e Os Retirantes; comprovar a uniformidade pela qual o sertão é recriado no universo romanesco de Ramos, fílmico de Salles e pictórico de Portinari. Partimos, para isso, de alguns pressupostos: a uniformidade como valor estético dentro da obra de arte, a consciência construtiva cultivada pelos autores, a arte como mediadora da realidade histórico-social brasileira. Valemo-nos de algumas suposições sugeridas pela crítica (Antonio Cândido, Alfredo Bosi, Ana Maria Gottardi, Castelar de Carvalho e José Roberto Teixeira Leite): a arte como reflexo das condições do ser, não importando a modalidade artística de que o autor se utiliza, padronizando assim a forma com que é reproduzido o sertão brasileiro. (AU)

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