Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospeccao de mensagens de competencia oocitaria em um modelo retrospectivo.

Processo: 06/57973-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Flávio Vieira Meirelles
Beneficiário:Fernando Henrique Biase
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Embriogênese   Microarranjo   Expressão gênica   Embrião   Oócitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Embrionario | Embriao | Expressao Genica | Microarranjo | Oocito

Resumo

Há tempos que oócitos bovinos podem ser maturados (MIV), fertilizados (FIV) e cultivados in vitro (CIV) até os estádios de mórula e blastocisto Entretanto, uma grande variação do potencial do desenvolvimento é observada e imputada aos oócitos. A morfologia e a biologia (cinética de maturação, por exemplo) destes gametas e suas células associadas (COCs) são geralmente utilizadas como fator capaz de predizer a competência de desenvolvimento embrionário. Apesar de alta correlação entre estas características e a capacidade de atingir o estádio de blastocisto, não há medida que indique com 100% de certeza que o oócito avaliado tenha potencial de desenvolver (por exemplo, COCs de baixa qualidade produzem aproximadamente 20% de blastocistos e de 50 a 60% dos COCs de alta qualidade não atingem o estádio de blastocisto). Nesta proposta, descrevemos um método, proposto e testado em nosso laboratório (ver figura 1 no Anexo 1), que permite coletar uma biópsia do citoplasma (citoplasto) de um oócito em metáfase II. A ativação e o cultivo individualizado permitem medir o potencial de desenvolvimento do gameta. Finalmente a análise da biópsia (retrospectiva) permite estimar a quantidade (acDNA) e a qualidade (amRNA) dos transcritos presentes no citoplasma de oócitos competentes ou incompetentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIASE, FERNANDO HENRIQUE; EVERTS, ROBIN EDWARD; OLIVEIRA, ROSANE; FREITAS SANTOS-BIASE, WERUSKA KARYNA; KREMPEL FONSECA MERIGHE, GIOVANA; SMITH, LAWRENCE CHARLES; MARTELLI, LUCIA; LEWIN, HARRIS; MEIRELLES, FLAVIO VIEIRA. Messenger RNAs in metaphase II oocytes correlate with successful embryo development to the blastocyst stage. ZYGOTE, v. 22, n. 1, p. 69-79, . (06/57973-7)