Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia de boro no numero de estomatos, na fotossintese e no desenvolvimento da laranjeira "valencia" enxertada em citrumelo "swingle".

Processo: 03/02818-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Antonio Enedi Boaretto
Beneficiário:Denis Herisson da Silva
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Boro   Deficiências   Citrus   Estômatos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Boro | Citros | Deficiencia | Estomatos | Sintomatologia | Toxidez

Resumo

As soluções nutritivas têm sido amplamente utilizadas nos estudos de nutrição mineral de plantas, permitindo a aplicação de concentrações precisas e conhecidas de macro e micronutrientes para observação dos sintomas de deficiência ou toxidez destes elementos. Sintomas de deficiência de boro são comuns em laranjais paulistas devido ao baixo teor deste elemento no solo. Trabalhos publicados a respeito destes sintomas, além de escassos e antigos, não citam tais efeitos no processo fotossintético, mas existem evidências que o boro esteja envolvido na lignificação de vaso xilemáticos e na síntese de carboidratos. Com a utilização do aparelho ADC225 MK3 é possível medir a taxa de absorção de CO2 pela folha e com isso avaliar a eficiência fotossintética. Pretende-se conduzir em casa de vegetação o conjunto "Valência - Citrumelo Swingle" em solução nutritiva, com tratamentos de 0; 0,01; 0,1; 0,5; 1,5; 3,0; e 6,0 mg L-1 de boro com 3 repetições dispostos inteiramente ao acaso. Ao ser verificado qualquer sintoma referente à deficiência ou toxidez de boro nos tratamentos, os mesmos serão descritos e fotografados. Após a análise de fotossíntese, os materiais serão encaminhados ao laboratório, para a contagem dos estômatos e determinação dos teores de boro das partes envolvidas. Com os dados obtidos, pretende-se observar se existe relação entre a eficiência fotossintética, número de estômatos e a concentração de boro na folha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)