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Processo: | 10/05703-1 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2010 |
Data de Término da vigência: | 30 de novembro de 2011 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira |
Pesquisador responsável: | Antônio Donizeti Pires |
Beneficiário: | Mayra Berto Massuda |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil |
Assunto(s): | Poesia do Brasil |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | concretismo | visualidade | Poesia Brasileira |
Resumo A proposta deste projeto de pesquisa consiste em realizar um estudo crítico-teórico da poesia concreta e visual de Augusto de Campos, reunidas no livro Viva Vaia (1949-1979). A partir da análise comparativa de 23 poemas selecionados do livro, pretende-se colaborar para uma melhor compreensão da visualidade dentro da poesia brasileira de vanguarda, destacando a importância da obra do poeta em questão.Esta pesquisa, que está sendo desenvolvida desde Agosto de 2008, tem como ponto de partida o estudo da análise, crítica, história e teoria da poesia brasileira, da teoria da poesia concreta, da teoria da poesia visual e da fortuna crítica acerca da obra de Augusto de Campos, que sustenta a análise interpretativa dos poemas do corpus, com foco na comparação dos recursos visuais utilizados pelo poeta em diferentes contextos histórico-literários e com diversas metodologias, recursos, materiais e fundamentação teórica. Após o estudo teórico, já em fase de conclusão, será realizada a análise detalhada dos poemas, fundamentada nas referências citadas na bibliografia, e um cuidadoso estudo comparativo das diferentes abordagens da visualidade na poesia do autor em questão compreendidas antes (1949 a 1956), durante (1956 a 1969) e depois (1969 a 1979) do Concretismo.Como resultado dessa pesquisa, pretende-se traçar um panorama histórico-comparativo da visualidade dentro da poesia de Augusto de Campos, atentando para a nova percepção "verbivocovisual" que o Concretismo propõe e sem deixar que o projeto teórico do grupo cerceie o estudo das experiências poéticas conquistadas fora do movimento. | |
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