Busca avançada
Ano de início
Entree

Diabete induzido por streptozotocin em diferentes fases da vida de ratas wistar: efeitos no organismo materno

Processo: 08/00763-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Marilza Vieira Cunha Rudge
Beneficiário:Felipe Hiroshi Saito
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Glicemia   Diabetes mellitus   Prenhez   Insulina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diabete | glicemia | Insulina | Prenhez | stretozotocin | Diabete e gravidez

Resumo

O objetivo deste estudo será validar o modelo experimental para indução de diabete de intensidade moderada em diferentes fases da vida de ratas Wistar e avaliar suas repercussões no organismo materno. Material e Método: Ratas recém-nascidas serão distribuídas em dois grupos experimentais: Grupo Diabético (n=70): que receberão droga beta-citotóxica - streptozotocin - na dose de 100mg/kg (via subcutânea) no 1º dia do nascimento e Grupo Não-Diabético (n=20): que receberão tampão citrato com volume e via similares aos empregados para o grupo diabético. Na idade adulta (em torno de 90 dias de vida), todas as ratas serão submetidas ao acasalamento com machos Wistar não-diabéticos. Após diagnóstico positivo de prenhez (dia zero de prenhez - D0), as ratas prenhes serão identificadas e separadas. No D0, as ratas que apresentarem valores glicêmicos menores que 120 mg/dL receberão outra dose de streptozotocin (20 mg/kg, via intraperitonial) no 7º dia da prenhez. As ratas com glicemia maior ou igual a 120 mg/dL serão excluídas deste projeto. Nos dias 0, 7º, 14º e 21º de prenhez, será verificada glicemia, consumo de água e ração. No 15°dia de prenhez, as ratas serão submetidas ao teste de tolerância à insulina (TTI) e, no 17° dia, ao teste oral de tolerância oral à glicose (TTG). No 21o dia de prenhez, as ratas serão anestesiadas com tiopental sódico (Thiopentaxâ - 25mg/kg) e mortas por dessangramento para coleta de sangue para determinação de insulina. Para todas as comparações estatísticas será considerado limite mínimo de significância de 95% (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAITO, FELIPE H.; DAMASCENO, DEBORA C.; KEMPINAS, WILMA G.; MORCELI, GLILCIANE; SINZATO, YURI K.; TAYLOR, KRISTIN N.; RUDGE, MARILZA V. C.. Repercussions of mild diabetes on pregnancy in Wistar rats and on the fetal development. DIABETOLOGY & METABOLIC SYNDROME, v. 2, . (08/00763-6)