Busca avançada
Ano de início
Entree

Petrogênese dos xistos azuis da área de jambaló nos andes colombianos

Processo: 09/17380-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Caetano Juliani
Beneficiário:Andrés Bustamante Londoño
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/18848-3 - Metamorfismo de alta pressão nos Andes colombianos: avaliação mediante o uso de pseudo-seções nos xistos azuis da região de Jambaló, BE.EP.PD
Assunto(s):Petrologia metamórfica   Geotermobarometria   Geoquímica   Geocronologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Andes Colombianos | Geocronologia | Geoquímica | Geotermobarometria | Jambaló | Xistos azuis | Petrologia Metamórfica

Resumo

O significado tectônico das ocorrências de rochas de alta pressão, especificamente as da fácies xisto azul, como marcadores de antigas zonas de subducção e ou colisão tem gerado muito interesse entre os geocientistas nas últimas décadas. Entretanto, somente com os avanços dos métodos analíticos para determinação da composição química de minerais, sua aplicação em estudos geotermobarométricos e na consequente definição das trajetórias metamórficas PTtd (pressão-temperatura-tempo-deformação), têm sido possível o desenvolvimento de modelos tectônicos e de evolução crustal responsáveis pela geração destes exóticos litotipos. Esses estudos têm-se mostrado importantes para compreensão dos processos geodinâmicos nos limites convergentes de placas tectônicas e da evolução térmica da terra, assim como a recomposição das isotermas. Este projeto de pesquisa visa o estudo das rochas de alta pressão que afloram na unidade dos "Esquistos Glaucofânicos de Jambaló", no departamento de Cauca no sul oeste da Colômbia. A maior parte do trabalho de campo, amostragem, mapeamento de alguns perfis, petrografia e química mineral já foi efetuada, facilitando o desenvolvimento desse projeto de pesquisa, que inclui o estudo das relações de campo entre os litotipos, suas estruturas tectônicas, petrografia e química mineral detalhada e análises geotermobarométricas, visando o estabelecimento das trajetórias P-T-t-d, com ênfase para as rochas metamórficas de alta pressão-baixa temperatura (xistos azuis) assim como a geração de pseudo-seções. Para modelagem dos processos tectônicos serão também complementados estudos geoquímicos dos xistos azuis, para caracterização do seu ambiente tectônico de formação. Adicionalmente serão feitas mais datações pelos métodos Ar-Ar, Sm-Nd em granada e rocha total e, se disponíveis, U-Pb em zircão, para o estabelecimento das relações cronológicas das rochas das diferentes unidades, visando à correlação destas com um ou mais eventos de geração de rochas de alta pressão, assim como das rochas associadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUSTAMANTE, ANDRES; BUSTAMANTE, CAMILO; CARDONA, AGUSTIN; JULIANI, CAETANO; DA SILVA, SALVIANO PEREIRA. Jambalo blueschist and greenschist protoliths in the Central Cordillera of the Colombian Andes and their tectonic implications for Late Cretaceous Caribbean-South American interactions. Journal of South American Earth Sciences, v. 107, p. 12-pg., . (04/10203-7, 09/17380-5)