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Monitoramento o desenvolvimento de bebes na creche.

Processo: 05/57109-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Edna Maria Marturano
Beneficiário:Yara Dias Martins
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crianca | Cuidados Alternativos | Vigilancia Do Desenvolvimento

Resumo

Pesquisas sobre o desenvolvimento de bebês em creche têm demonstrado que a qualidade dos cuidados proporcionados nesse contexto tem conseqüências para o desenvolvimento infantil. O presente estudo faz parte de um projeto para implantação de um serviço de vigilância do desenvolvimento em contexto de creche. Seu objetivo é avaliar o desenvolvimento motor, pessoal-social e da linguagem de crianças que freqüentam creche. Serão avaliadas 40 crianças que freqüentam uma creche conveniada com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, na faixa etária de 6 a 36 meses. O desenvolvimento das crianças será avaliado através do Teste de Triagem de Denver II, em dois momentos, com intervalo de três meses, nas dependências da creche. No primeiro momento, cada criança será avaliada logo após ter completado 6, 12, 18, 24, 30 ou 36 meses. Os resultados da primeira avaliação fornecerão um mapa do desenvolvimento das crianças, nas áreas pessoal-social, motricidade fina, linguagem e motricidade ampla. Os resultados da primeira e da segunda avaliação serão comparados no sentido de se verificar a estabilidade dos resultados nas quatro áreas, ou tendências para melhora / piora. O estudo poderá contribuir para esclarecimento de questões relacionadas aos cuidados alternativos, como a da maior vulnerabilidade da área de desenvolvimento da linguagem. As informações podem ser úteis para subsidiar ações junto a instituições congêneres, visando a promoção do desenvolvimento de crianças na faixa etária estudada. (AU)

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