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Formação, influências teóricas e atuações do psicólogo escolar da rede pública em municípios paulistas

Processo: 08/50784-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Aline de Araújo Leite Santos
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia escolar   Psicólogos   Formação profissional   Escola pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atuacao | Formacao | Influencias | Psicologo Escolar

Resumo

A Psicologia escolar tem pautado grande parte de sua produção acadêmica subsidiando a discussão em relação à formação e à atuação do psicólogo no campo educacional. Mas embora o conhecimento produzido seja vasto, pouco se sabe como tem se dado a apropriação desse conhecimento pelos profissionais que atuam na área. Com o objetivo de conhecer o trabalho dos psicólogos inseridos nas secretarias de educação de municípios paulistas, foi criada a pesquisa intitulada "A atuação do psicólogo na rede pública de educação frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações", sob a coordenação da Profª Dra. Marilene Proença Rebello de Souza. A primeira fase dessa pesquisa, realizada em 2007, possibilitou o mapeamento em 130 municípios paulistas, dos quais 57 contavam com psicólogos trabalhando nas secretarias de educação. No contato com esses psicólogos obtivemos 99 questionários com questões referentes à formação e à atuação profissional dos participantes. Em 2008, estaremos iniciando a segunda fase da pesquisa, a que se refere este projeto de IC, referente à análise dos questionários. Pautando-se no material obtido nos questionários, a bolsista concentrar-se-á em responder duas das questões do instrumento, a saber: quais influências os profissionais participantes da pesquisa receberam em sua formação? Como essa formação se expressa nas modalidades de atuação profissional realizadas em seu trabalho nos municípios? Considerando que há um movimento de crítica que se fortaleceu principalmente em meados dos anos 1990, no Brasil, partimos da hipótese de que esse conhecimento deveria se fazer presente quer na formação inicial, quer na formação continuada do profissional da área, se expressando nos autores apontados por eles como base teórica adotada. O referencial teórico utilizado é proveniente das publicações da área da Psicologia Escolar e Educacional em uma perspectiva crítica, anunciados no corpo do projeto. (AU)

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