Busca avançada
Ano de início
Entree

Pluralidade cultural no ensino fundamental: um estudo de caso.

Processo: 01/14028-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Katia Ackermann
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania   Preconceito   Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Escola | Pluralidae Cultural | Preconceito

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo conhecer e acompanhar o processo de implementação do Tema Transversal Pluralidade Cultural dos Parâmetros Curriculares Nacionais na formação do aluno das primeiras séries do ensino fundamental (1º e 2º ciclos). Para tanto, realizaremos uma análise de um projeto Implementado em uma escola, entrevistas semi-dirigidas com a diretora e professores que participaram da elaboração e/ou implementação do projeto, e com crianças que participaram e participam deste e também observação participante. O Tema Transversal Pluralidade Cultural presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, destaca elementos fundamentais na formação de Indivíduos voltada para a efetiva participação, critica e questionamento a respeito de "objetos" e conceitos dados como naturais, buscando a efetivação da cidadania e de uma democracia plena e real. A escola, como um espaço deformação e socialização, tem um importante papel de propiciar um a vivência e reflexão da experiência com o diferente como expressão natural da diversidade do ser humano. O modo como o professor entende a questão da Pluralidade irá repercutir em suas ações, que servem como modelos, sendo importante trabalhar essa questão nas séries Iniciais, época em que as crianças iniciam seu contato com a escola. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)