Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de estradas no deslocamento de aves de sub-bosque numa área de Mata Atlântica do estado de São Paulo

Processo: 07/57057-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Carlos Camargo Alberts
Beneficiário:Paulo Roberto Ramos de Oliveira Junior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Mata Atlântica   Aves   Conservação biológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aves De Sub-Bosque | Biologia Da Conservacao | Mata Atlantica | Playback

Resumo

As estradas que atravessam unidades de conservação podem representar barreiras para o deslocamento de animais. Desta maneira, pouco sabemos se áreas aparentemente contínuas são capazes de proporcionar uma verdadeira liberdade de movimentação para os organismos ali existentes. Algumas pesquisas demonstram que as aves de sub-bosque são sensíveis a alterações em seus ambientes, sendo, portanto um bom modelo para o estudo da influência de estradas sobre as áreas de conservação. No Brasil existem alguns estudos do impacto das estradas em aves na Amazônia, mas na Mata Atlântica esse efeito é desconhecido. A Mata Atlântica possui uma grande diversidade de espécies, e a maior porção restante deste bioma está na região mais populosa do Brasil, sendo cortada por inúmeras estradas, por isso torna-se importante o entendimento e a quantificação dessa influência. Sabe-se que as aves insetívoras de sub-bosque (Willis, 1979) são especialmente vulneráveis às modificações de habitat, pois elas evitam áreas desmatadas e regiões de borda. Diante disso, os objetivos deste projeto são: através da técnica de playback, observar se essas aves são capazes de cruzar uma estrada com tráfego liberado de veículos que atravessa o Parque Estadual Carlos Botelho, estado de São Paulo; e comparar com uma outra estrada de serviço existente nesta mesma unidade de conservação que é utilizada apenas por pesquisadores e funcionários do Parque. Com essas informações poderemos auxiliar os órgãos competentes na tomada de decisões mais precisas e concretas buscando um equilíbrio entre a ação antrópica e os requisitos exigidos por essas áreas de conservação para que elas sejam viáveis como abrigo à biodiversidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS DE OLIVEIRA, JR., PAULO ROBERTO; ALBERTS, CARLOS CAMARGO; FRANCISCO, MERCIVAL ROBERTO. Impact of Road Clearings on the Movements of Three Understory Insectivorous Bird Species in the Brazilian Atlantic Forest. Biotropica, v. 43, n. 5, p. 628-632, . (07/57057-3)