Bolsa 05/03490-2 - Escola pública, Material didático - BV FAPESP
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A aplicabilidade do material didático autêntico para ensino de inglês em função do contexto e dos recursos (in)disponíveis na escola pública

Processo: 05/03490-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Eliane Hercules Augusto-Navarro
Beneficiário:Daniela Terenzi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Material didático   Ensino de língua estrangeira   Língua inglesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino-Aprendizagem De Ingles | Recursos Fisico-Tecnologicos | Sistema Publico De Ensino | Uso De Material Autentico | Ensino / aprendizagem de inglês como língua estrangeira

Resumo

Existe uma história de insucesso no ensino de língua estrangeira (LE), no caso do estudo aqui proposto, consideraremos mais precisamente o ensino de Língua Inglesa (LI), em escolas de ensinos fundamental e médio, sobretudo na rede pública. Há mais de dez anos ALMEIDA FILHO (1992), entre outros lingüistas aplicados, já relatava em seus artigos uma situação desfavorável nesse contexto educacional, ou seja, o contexto educacional brasileiro: “Diante de uma situação flagrantemente adversa, o ensino da LE tem se dado sem o mínimo de resultados” (p.77). Na universidade pública em que desenvolvemos trabalhos de pesquisa, licenciandos orientados por um (ou mais) professor(es) oferecem cursos de extensão com o intuito de atender à população da rede pública de ensino, professores ou alunos, na área de ensino/aprendizagem de inglês como LE, visto que a disciplina "Língua Inglesa" parece não apresentar resultados muito satisfatórios na escola pública, conforme discutido acima. Em razão dessa situação, a orientadora do trabalho de pesquisa proposto neste projeto teve a iniciativa de oferecer cursos de inglês gratuitos para crianças a fim de investigar a potencialidade de materiais autênticos, isto é, materiais educacionais voltados para falantes nativos, como fonte de material didático para o ensino/ aprendizagem de LI. Deu-se início ao projeto de extensão denominado "Inglês para crianças de escolas públicas", o qual desde 2003 oferece, através do Departamento de Letras (DL), cursos de inglês que se baseiam na realidade de cada grupo de alunos, de forma a respeitar o perfil sócio-cultural e os interesses dos aprendizes por meio de atividades desenvolvidas pelos professores (alunos da graduação bolsistas e/ ou voluntários) e pela professora responsável. Comprovada, através de uma pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq , a potencialidade do material didático desenvolvido neste projeto de extensão, a equipe envolvida teve a iniciativa de compartilhar, através de apresentações de comunicações e oficinas em congressos, essa experiência e o material confeccionado com professores da escola pública, para que eles possam melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem de LI como LE. O contato com esses professores tem nos dado a impressão de que a realidade do contexto de ensino/aprendizagem de LI nos ensinos fundamental e médio é bastante diferente daquela na qual obtivemos resultados positivos com a aplicação do material desenvolvido. Esses professores reclamam, sobretudo, por não lhes ser oferecido material didático para trabalhar com a disciplina de língua inglesa e afirmam que os alunos são bastante desmotivados. Além disso, tais professores apontam a falta de recursos físico-tecnológicos e o excessivo número de alunos na sala de aula como os principais fatores responsáveis pela impossibilidade de utilização de um material similar ao que lhes apresentamos, uma vez que nosso material é utilizado para ensinar crianças de escolas públicas, mas dentro do espaço físico da universidade, onde temos mais acesso a recursos tecnológicos e um número inferior de alunos comparado ao número existente nas salas de aula da escola pública. Diante desse contexto, este projeto tem como objetivo investigar as possibilidades de utilização do material didático desenvolvido em nosso projeto de extensão para o ensino /aprendizagem de inglês como LE no ensino fundamental da escola pública, utilizando-se, exclusivamente dos recursos ali disponíveis. Para tanto, selecionamos como ambiente de intervenção e coleta de dados três escolas distintas. Pretendemos realizar a nossa intervenção no primeiro semestre de 2006, em salas da quinta série do ensino fundamental, uma sala de cada escola acima descrita. Escolhemos a quinta série em razão de seus alunos ainda não terem tido nenhum contato formal com A LI na escola, o que nos proporciona um ambiente de pesquisa mais adequado, visto que quaisquer resultados obtidos serão fruto de nossas aulas.

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