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O uso funcional da linguagem na Síndrome de Down

Processo: 05/56148-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Suelly Cecilia Olivan Limongi
Beneficiário:Irlaine Guedes dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pragmática   Comunicação não verbal   Linguagem oral   Cognição   Desenvolvimento cognitivo   Síndrome de Down
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cognicao | Comunicacao Nao Verbal | Linguagem | Pragmatica | Sindrome De Down

Resumo

Vários são os estudos que apontam a importância da comunicação não verbal ao se considerar o desenvolvimento da linguagem oral, tanto para a criança com desenvolvimento típico, quanto para aquela com síndrome de Down. Esses estudos referem-se, com ênfase, ao uso de gestos, dêiticos e representativos, entre outras formas de comunicação. Outros estudos ressaltam a importância da pragmática ao se considerar a linguagem, referindo-se ao uso funcional da comunicação, em sentido considerado mais amplo. Na literatura são encontrados trabalhos que têm como foco o uso funcional da linguagem pela criança com síndrome de Down, tendo como preocupação sua relação com o nível de desenvolvimento cognitivo e a defasagem característica observada quanto à condição de expressão oral. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é caracterizar o uso funcional da linguagem em crianças com síndrome de Down, relacionando com o desenvolvimento cognitivo e a faixa etária. (AU)

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