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Educacao de criancas com disturbios globais do desenvolvimento: um processo de humanizacao.

Processo: 00/01066-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Leandro de Lajonquière
Beneficiário:Adriana Gallo Pizella
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sigmund Freud
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas Dgd | Educacao Terapeutica | Freud | Itard | Lugar De Vida | Mannoni

Resumo

Este projeto pretende estudar o estatuto da educação de crianças com DGD através do referencial teórico da psicanálise e da orientação adotada por Jean M. J. Itard no que tange o tratamento "educativo" da criança "selvagem". Visa analisar as diferenças e semelhanças das concepções teóricas de Itard, quando da tentativa de tratamento da criança "selvagem", em relação às reflexões da psicanálise sobre a educação terapêutica. Itard utilizou-se de um tratamento "educativo" e moral pautado nas concepções teóricas de sua época (séc. XIX) no intuito de adaptar Victor à sociedade. Em contrapartida, a psicanálise pensa a educação para crianças com problemas psíquicos não como uma forma de adaptação, mas sim como um instrumento de produção de marcas subjetivas. Este estudo permitirá, através da análise das semelhanças e diferenças das concepções citadas acima, contribuir para o entendimento do estatuto da educação quando se tem em mente o tratamento de crianças com problemas. (AU)

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