Busca avançada
Ano de início
Entree

As orientações motivacionais de estudantes do primeiro ciclo do ensino fundamental

Processo: 05/50115-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Selma de Cássia Martinelli
Beneficiário:Sue Ellen Lorenti Higa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia educacional   Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental   Motivação extrínseca   Motivação intrínseca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental | Motivacao Extrinseca | Motivacao Intrinseca

Resumo

A motivação do aluno tem sido considerada, pelos educadores, como uma variável importante para a eficácia da relação ensino-aprendizagem e por isso conquistou espaço na psicologia educacional. As pesquisas têm mostrado que um aluno motivado sempre possui um melhor desempenho se comparado aos demais, devido o investimento pessoal na tarefa que realiza. Partindo da perspectiva que a motivação é uma condição favorável e importante para os diversos setores da vida dos indivíduos, inclusive para o bom desempenho escolar, seguindo a orientação da literatura estrangeira que vem afirmando através de suas pesquisas que a motivação intrínseca dos alunos diminui com o avanço escolar e tendo em vista que os resultados encontrados nas pesquisas nacionais são ainda incipiente; o presente projeto tem como objetivo avaliar a motivação dos alunos de segunda e quarta série do primeiro ciclo do ensino fundamental no início e final do semestre letivo. A amostra será composta de aproximadamente 60 alunos de ambos os sexos com idades entre 08 e 12 anos que responderão individualmente um questionário com questões acerca da motivação intrínseca e extrínseca. Este projeto de iniciação científica se insere no projeto temático "Aspectos afetivos e dificuldades de aprendizagem no contexto educacional" coordenado pela professora doutora Selma de Cássia Martinelli. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)