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Envolvimento com tarefas em sala de recursos: efeitos de consequências reforçadoras programadas e generalizadas

Processo: 18/19004-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Deborah Placeres de Araujo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Ensino fundamental   Programas de ensino fundamental   Análise do comportamento aplicada   Matching to sample   Motivação   Jogos   Material didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | Ensino Programado | Jogos | Matching to sample | Motivação | Sala de recursos | Análise do Comportamento Aplicada

Resumo

Considerando-se a necessidade de adesão ao ensino sistematizado e informatizado de leitura e escrita, no presente estudo, utiliza-se do conceito de motivação para a análise do comportamento, além de uma revisão de estudos realizados sob condições de ensino planejadas, a fim de se propor uma forma de avaliação dos efeitos de diferentes consequências reforçadoras programadas e generalizadas no engajamento de crianças em tarefas em sala de recursos. O estudo conta com a participação de dois alunos de 8 a 11 anos, cursando entre 3º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior de São Paulo que apresentarem média de acertos inferior a 50% em instrumentos de avaliação de repertórios básicos de leitura e escrita. Os participantes serão expostos a duas unidades de ensino do programa Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos. Cada unidade de ensino é composta por passos, e cada passo ensina três palavras por um conjunto de tentativas e procedimentos de ensino específicos (MTS e CRMTS). Em uma das unidades de ensino, os participantes terão acesso a jogos online, intercalados com passos de ensino, sendo a inserção do acesso a jogos contrabalanceada entre os participantes. A receptividade às tarefas será monitorada por meio de uma avaliação ilustrada específica, em cada uma das unidades. A partir da análise de registros de latência média da resposta e incidência de comportamentos alheios e incompatíveis às tarefas de MTS e CRMTS, será averiguado o impacto das variáveis motivacionais selecionadas sobre o engajamento dos estudantes.

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