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Fundamentos lógicos de uma educação para o pensar

Processo: 07/56382-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Patrícia Del Nero Velasco
Beneficiário:Cesar Catalani
Instituição Sede: Centro de Ciências e Humanidades (CCH). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lógica (filosofia)   Pensamento lógico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Filosofia Para Criancas | Logica | Pensar De Ordem Superior

Resumo

O presente projeto baseia-se na crescente preocupação com uma educação alicerçada sobre o pensar de modo organizado e reflexivo e, por isso, considera a proposta educacional idealizada por Matthew Lipman, autor que relaciona lógica, filosofia e educação. Não obstante os muitos estudos sobre o programa lipmaniano, há poucas análises em língua portuguesa acerca de um de seus pontos cruciais, a saber, a estreita relação entre lógica e o desenvolvimento de um pensar autônomo e bem estruturado. Daí a relevância da pesquisa aqui delineada. No programa Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar, de Lipman, a lógica manifesta-se de três maneiras: a lógica formal, a lógica das boas razões e a lógica do agir racionalmente. Na primeira, as crianças procuram compreender melhor tanto a forma de seu pensar quanto o modo de pensar das outras pessoas, conscientizando-se de um processo que lhes era anteriormente desconhecido; na segunda, deparam-se com situações que envolvem algo a ser investigado e aprendem a deliberar e a selecionar as melhores soluções; na terceira, rumam a um comportamento razoável, baseado em diferentes estilos de pensar. Partindo, pois, da afirmação do próprio Lipman de que a lógica é um importante alicerce da proposta educacional feita por ele, o projeto que se segue propõe (i) apresentar o programa Filosofia para Crianças de modo objetivo e didático, (ii) explicitar o papel da lógica neste último e, por fim, ampliando a discussão para além da proposta lipmaniana, (iii) enunciar um substrato lógico básico necessário para uma educação alicerçada no pensar organizado, sistemático, reflexivo, crítico, criativo e autônomo. (AU)

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