Busca avançada
Ano de início
Entree

O amor pode ser virtual? um estudo sobre o relacionamento amoroso por meio da internet.

Processo: 03/06855-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:José Luiz Guimarães
Beneficiário:Alessandra dos Santos Menezes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bate-Papo | Relacionamento

Resumo

A comunicação através da rede de computadores - INTERNET - foi um fenômeno que se expandiu com grande velocidade na década passada. Surgiram também os chats, meios de comunicação através dos quais as pessoas se interconectam, para conversar em tempo real, utilizando-se da linguagem escrita. Os objetivos desta pesquisa são: verificar o perfil do usuário denominado "brasileiro" que utiliza a INTERNET para relacionamento amoroso, verificar nos sujeitos o grau de dependência psicológica do uso da Internet, verificar e analisar se houve mudanças na forma de se relacionar com as pessoas após o início do uso da INTERNET e, se houve, em que sentido; verificar os resultados dos relacionamentos amorosos que começaram e comparar as respostas de homens e mulheres. Os sujeitos serão usuários brasileiros da internet, entre 25 e 40 anos, que buscam o "bate-papo virtual" através do canal "IRC' para relacionamentos amorosos e os instrumentos para coleta de informações serão perguntas organizadas através de um questionário que será enviado por meio da própria Rede através de e-mails, usando um PC (Computador Pessoal) conectado à Internet para encontrar pessoas que já se encontram na sala de bate-papo. As respostas serão enviadas também por e-mail e posteriormente serão analisadas utilizando-se os métodos adequados, quantitativo ou qualitativo, de acordo com o tipo de questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)