Busca avançada
Ano de início
Entree

Dominio de habilidades do processamento fonologico por escolares da primeira serie do ensino basico municipal.

Processo: 06/59997-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Wanessa Morone
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Leitura | Processamento Fonologico

Resumo

Este estudo tem por objetivos elaborar protocolo de avaliação de habilidades do processamento fonológico; caracterizar o desempenho de escolares da 1ª série do ensino básico público municipal em três momentos de avaliação durante o ano letivo; comparar o desempenho dos escolares da 1ª série do ensino básico público municipal nos 3 momentos de avaliação realizada no ano letivo para verificar o domínio das habilidades do processamento fonológico e relacionar o domínio das habilidades do processamento fonológico com leitura de palavras e pseudo-palavras. Participarão deste estudo 40 escolares da 1 a série do ensino básico municipal, de ambos os gêneros e na faixa etária de 6 anos e 11 meses a 7 anos e 11 meses de idade. Como procedimento será elaborada prova de avaliação das habilidades do processamento fonológico com base no estudo desenvolvido por Holopainen, Ahon e Lyytinen (2001). Este procedimento será de composto pelos seguintes subtestes: identificação de letras: a criança deverá nesta prova identificar os nomes das letras e grafemas; lista de leitura de palavras e pseudo-palavras; habilidade fonológica; nomeação automatizada rápida e memória de trabalho. Os escolares serão avaliados em três momentos: em fevereiro (início do 1º bimestre), em junho (término no 1º semestre letivo) e outubro (início do quarto e último semestre letivo). Desta forma, haverá intervalo de 4 meses. Os resultados serão analisados estatisticamente visando comparar o desempenho dos escolares nos três momentos de avaliação. Para a análise será utilizada Análise de Variância e Covariância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)