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Desempenho de crianças com ou sem dificuldades de aprendizagem da 1ª a 4ª séries na adaptação brasileira do teste internacional de dislexia: versão coletiva e individual

Processo: 04/15556-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Janaina Gonzaga
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos de aprendizagem   Dislexia   Leitura   Avaliação da aprendizagem   Crianças em idade escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Avaliacao | Dificuldades De Aprendizagem | Dislexia | Escolares | Leitura

Resumo

Este estudo tem por objetivos caracterizar o desempenho de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem na adaptação brasileira do Teste Internacional de Dislexia - versão coletiva e caracterizar o desempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem na adaptação brasileira do Teste Internacional de Dislexia - versão individual. Participarão deste estudo120 escolares da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, sendo distribuídos nos seguintes grupos Grupo I (GI): composto por 30 escolares da 1ª série de ensino fundamental; Grupo II (GII): composto por 30 escolares da 2ª série de ensino fundamental; Grupo III (GIII): composto por 30 escolares da 3ª série de ensino fundamental; Grupo IV (GIV): composto por 30 escolares da 4ª série de ensino fundamental. Serão aplicados como procedimentos o questionário informativo com os professores e o Teste Internacional de Dislexia, na versão coletiva e individual, após assinatura do Termo de Consentimento Esclarecido pelos pais ou responsáveis pelos escolares. Os resultados deste estudo serão analisados estatisticamente visando comparar o desempenho dos escolares bons leitores e com dificuldades de aprendizagem nas séries e entre as séries escolares tanto na versão coletiva como na versão individual do Teste. Para a análise será utilizada Análise de Variância e Covariância. (AU)

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