Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise de competencias linguisticas em situacoes de jogo simbolico.

Processo: 07/51171-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Adriana Lia Friszman de Laplane
Beneficiário:Érica Mayumi Takase
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Humano | Jogo Simbolico | Linguagem

Resumo

Dentre os diferentes tipos de jogos, o jogo simbólico é considerado por diferentes teóricos como sendo fundamental para o desenvolvimento. Este estudo pretende pesquisar a emergência da linguagem no contexto de situações lúdicas que envolvem o jogo simbólico e mais especificamente levantar, por meio da observação de episódios de crianças em situação de brincadeira simbólica, indicadores que permitam identificar aspectos da construção de competências de linguagem nos aspectos pragmáticos, semânticos, fonológicos e sintáticos. Assim sendo, o projeto consiste na observação e análise da brincadeira de crianças de 2 a 4 anos com queixas de alterações no desenvolvimento e na aquisição da linguagem que participam de um grupo de encontro em um centro de reabilitação pertencente a uma faculdade de ciências médicas de uma universidade do estado de São Paulo. Durante a realização deste grupo de encontro, as crianças participantes brincaram sozinhas, com outras crianças e com os adultos presentes (mães/responsáveis, docentes e alunos) em sessões quinzenais realizadas no centro de reabilitação da universidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)