Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um sistema para separacao de proteinas por cromatografia liquida bidimensional e acoplamento em linha a lc-ms.

Processo: 02/08409-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fernando Mauro Lanças
Beneficiário:José Carlos Rodrigues Silva
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cromatografia líquida de alta pressão   Cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas   Proteínas   Proteoma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acoplamento Lc-Ms | Hplc | Lc-Ms | Proteinas | Proteoma

Resumo

Atualmente, a técnica predominantemente utilizada na análise de proteínas é a eletroforese bidimensional em placa de gel acoplada a detector de massas (2 DE/MS). Entretanto, ao examinar de forma minuciosa esta técnica pode ser observado que a mesma não pode ser considerada como definitiva e verdadeiramente global, uma vez que determinadas classes específicas de proteínas são excluídas ou sub-representadas em 2 DE gel (proteínas muito ácidas, muito básicas, excessivamente grandes ou excessivamente pequenas, etc.). Além disso, foi demonstrado que a abordagem 2 DE/MS é incapaz de detectar proteínas de baixa abundância sem enriquecimento prévio à separação na placa de gel. Resumindo, segundo vários autores, 2 DE/MS não serve como tecnologia base para a análise global de proteínas. Tendo em vista o supra mencionado, o presente trabalho visa apresentar uma estratégia alternativa a análise de proteínas pelo desenvolvimento de um sistema, e acessórios, para cromatografia líquida bidimensional apropriados ao acoplamento com detectores de massas, tal sistema será capaz de promover um pré-fracionamento e a concentração dos peptídeos menos abundantes nas amostras analisadas, o que contribuirá seguramente para a melhoria dos resultados analíticos obtidos e para a obtenção de uma ferramenta versátil pára análise do proteoma. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)