Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacao entre teor de taninos e a taxa de decomposicao de serrapilheira em uma mata estacional semidecidual e uma recomposicao florestal em ribeirao preto, sp.

Processo: 05/00233-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Elenice Mouro Varanda
Beneficiário:Mônica de Oliveira Leal
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Serrapilheira   Taninos   Ecologia química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Recomposicao Florestal | Serrapilheira | Taninos | Ecologia Química

Resumo

Os processos de desmatamento, com fragmentação das coberturas florestais, têm resultado na extinção de muitas espécies vegetais e animais, fato que vem despertando o interesse e a preocupação de diversos setores da sociedade. Tal preocupação tem levado pesquisadores a buscar modelos de restauração e manejo de áreas desflorestadas, com o objetivo de obter formações florestais o mais próximo possível da originalmente existente, o que inclui a possibilidade de recuperar toda a diversidade biológica, bem como todas as relações ecológicas anteriormente existentes. Deste modo, o estudo de parâmetros como a deposição de serrapilheira, um dos índices de produtividade de uma floresta, associados a aspectos da decomposição, principal via de ciclagem de nutrientes, se torna essencial para o entendimento da dinâmica de um ecossistema. A decomposição de serrapilheira sofre influência de diversos fatores como clima, propriedades físicas e químicas das plantas e composição da fauna decompositora, sendo os taninos, uma classe de fenol vegetal, considerados bons indicadores da taxa de decomposição, devido a sua ampla distribuição nas espécies vegetais e a sua capacidade de precipitar proteínas, o que dificulta a ação de organismos decompositores. Este projeto propõe uma comparação da taxa de decomposição de serrapilheira entre um fragmento remanescente de mata mesófila semidecidual e duas áreas de um reflorestamento, utilizando como parâmetro os teores de taninos, para que, futuramente, estes dados possam ser utilizados no planejamento de outras recomposições florestais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)