Busca avançada
Ano de início
Entree

Apropriação da leitura e da escrita em salas de EJA: contribuições das técnicas Freinet na formação de leitores e produtores de textos

Processo: 08/11163-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
Beneficiário:Iara Nanci da Silva Artero de Mesquita
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação de jovens e adultos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação de Jovens e Adultos | Práticas Freinet | Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Esta pesquisa visa contemplar a formação total do educando na Educação de Jovens e Adultos - EJA. No sentido de buscar compreender em que medida o processo de apropriação da leitura e da escrita, nesta modalidade de educação, pode receber contribuições das técnicas Freinet para a emancipação do sujeito, no tocante a sua formação como leitor e produtor de textos.Para atingir esse objetivo dois caminhos serão percorridos: um do ponto de vista teórico e outro, como pesquisadora de teorias referente a essa questão. Por outro lado, a aplicabilidade das práticas Freinet, como educadora da EJAA partir da análise dos materiais gerados durante o ano, investigarei os avanços obtidos e as dificuldades, sistematizando os dados da pesquisa embasados nesses referenciais teóricos. Será anexado os trabalhos desenvolvidos com os alunos do EJAO estudo de caráter interativo, em que o investigador incidirá sobre o grupo e sobre si próprio num processo de mudança. Esta pesquisa de cunho qualitativo, tem a pesquisa-ação como método de investigação, uma vez que trata-se de estudo de base empírica e com a participação do pesquisador dentro da situação investigada. A produção de conhecimento gerada por esse estudo, a partir de uma experiência em sala aula, tem a pretensão de contribuir com novas leituras teóricas e aprofundar o debate acerca da formação do leitor e produtor de textos com base na metodologia de Freinet.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)