Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de linhagens fungicas e bacterianas pre-selecionadas visando possiveis propriedades antibioticas contra escherichia coli.

Processo: 06/50210-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Pedro de Oliva Neto
Beneficiário:Fadi Antoine Taraboulsi Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Infecção hospitalar   Antibióticos   Aflatoxinas   Escherichia coli
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aflatoxina | Antibiotico | Escherichia Coli | Infeccao Hospitalar

Resumo

A espécie Escherichia coli apresenta uma diversidade patogênica enorme, com pelo menos cinco categorias que causam infecção intestinal por diferentes mecanismos e outras ligadas a infecções urinárias, meningites e outras infecções extra-intestinais. É uma das principais causas de diarréia em todo o mundo, responsável por mais da metade dos cinco milhões de casos anuais de diarréia dos viajantes e uma das principais causas de desidratação por diarréia em crianças nos países em desenvolvimento. No caso das infecções urinárias, compreende cerca de 80% das manifestações em crianças, principalmente em recém-nascidos. A maneira mais comum de contágio é a ingestão de água e alimentos contaminados. É a bactéria mais freqüente nas infecções hospitalares. O presente projeto tem como norte a observação da possível ação antibacteriana de extratos obtidos de cultura de linhagens fúngicas e bacterianas pré-selecionadas, no Laboratório de Bioquímica e Microbiologia da UNESP, campus de Assis, além de outros microorganismos (fungos e bactérias) coletados na Mata Atlântica da cidade de Ubatuba, através de análise de curva de crescimento de Escherichia coli mediante uso dos extratos preparados, determinação da Concentração Mínima Inibitória (CMI) para os extratos obtidos das linhagens e um estudo sobre a existência ou não de aflatoxinas nos extratos fúngicos preparados, através de métodos de cromatografia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)