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Caracteristicas psicossociais do adolescente com vivencia de rua.

Processo: 99/08499-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Sergio Kodato
Beneficiário:Rafael Custodio Teixeira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   Psicoeducação   Delinquência juvenil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Delinquencia Juvenil | Des.Cognitivo-Afetivo | Meninos De Rua | Perspectiva Social | Psicoeducacao | Representacoes Sociais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo básico a investigação das características psicossociais de adolescentes de ambos os sexos, com vivência de rua, em sua maioria usuários de drogas, abrigados provisoriamente numa instituição pública do Município de Ribeirão Preto: a Casa Travessia. Os dados necessários à caracterização serão coletados através de entrevistas semi-abertas e instrumentos de investigação psicológica - a entrevista de estratégias de negociação interpessoal desenvolvida por Schultz, Yeates e Selman (1989): o desenho livre, tal e qual utilizado por De Rosa (1987); e o grupo-diagnóstico, descrito por Grizes (1978), onde desenvolver-se-á atividades estruturadas a partir de referenciais do modelo psicoeducativo, propostos por Gendreau (1978). Supõe-se que o conhecimento aprofundado sobre a adolescência em situação de vulnerabilidade e risco, forneça informações básicas para a avaliação e aprimoramento dos serviços prestados. Pretende-se que o acesso aos aspectos cognitivo-afetivos e às representações produzidas por esse segmento populacional, auxilie na prevenção da delinqüência e na ressocialização. Metodologicamente, busca-se articular os princípios cognitivistas da Psicoeducação, a investigação do modo como o indivíduo organiza suas experiências sociais e o grupo-diagnóstico. (AU)

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