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Alunos com deficiencia no ensino superior: descrevendo o processo no municipio de bauru.

Processo: 05/57118-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Silvia Carla Lopes
Instituição Sede: Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Conhecimento   Inclusão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento | Inclusao

Resumo

A entrada de qualquer brasileiro no Ensino Superior já demanda muito esforço, devido à realidade educacional presente no contexto contemporâneo. Para as pessoas com alguma deficiência essa dificuldade aumenta. O acesso ao ensino superior não tem um histórico democrático em nosso país. Nem sempre nossa escola foi aberta a todos. No ensino superior, sempre esteve e ainda está presente a inclusão de poucos em detrimento da exclusão de muitos. A Política atual - Universidade para todos -, no entanto, tem ampliado por meio de bolsas a inclusão do aluno oriundo de escola pública nas universidades, sobretudo nas privadas. Em consonância com o paradigma da inclusão da pessoa com deficiência em todos os ambientes da sociedade, as universidades também têm aberto suas portas, ainda que lentamente para essa população. Com a ampliação de alunos com deficiência no ensino superior, abre-se a necessidade de pesquisas com esta população neste nível de ensino, pois o acesso é só a primeira etapa desse processo de inclusão na universidade, há que se pensar na permanência e na terminalidade com sucesso. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo mapear quem e quantos são os alunos com deficiência matriculados nas oito universidades/faculdades (públicas e particulares) de Bauru e avaliar segundo a concepção do próprio aluno com deficiência como ocorre este processo e o que ele julga necessário ser implementado para facilitá-lo e que ainda não foram. A metodologia para a coleta de dados será entrevista semi-estruturada. (AU)

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