Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização das células apresentadoras de antígeno capazes de iniciar a reposta imune e controlar a imunodominância de linfócitos T CD8+ específicos durante a infecção experimental pelo Trypanosoma cruzi.

Processo: 08/01226-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Maurício Martins Rodrigues
Beneficiário:Jose Ronnie Carvalho de Vasconcelos
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Trypanosoma cruzi   Linfócitos T CD8-positivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células Apresentadoras de Antígeno | imunodominancia | Linfócitos T CD8 | Trypanosoma cruzi | Imunologia

Resumo

As células T CD8+ são componentes críticos na imunidade contra patógenos intracelulares, como o Trypanosoma cruzi, agente etiológico da Doença de Chagas. A resposta destes linfócitos é focada em apenas poucos epítopos mesmo durante a resposta imune contra microorganismos complexos. Este fenômeno denominado imunodominância ocorre durante a infecção experimental pelo T. cruzi. Recentemente, nós obtivemos evidências de que esta imunodominância é gerada pela competição entre células T CD8+ de diferentes especificidades. Muito provavelmente esta competição ocorre ao nível da apresentação de antígeno para os linfócitos T. Baseados nestas evidências, o objetivo geral deste projeto será caracterizar a apresentação antigênica de epítopos restritos ao MHC I durante a infecção pelo T. cruzi. Consideramos este fenômeno crítico para a compreensão da indução de resposta imune, do estabelecimento de imunodominância e por fim para o desenvolvimento de vacinas baseadas na indução de linfócitos T CD8+.Objetivos específicos:1-Comparar as respostas imunes de camundongos homozigotos e heterozigotos em diferentes "background" genéticos.2-Desenvolver um modelo experimental com quimeras de medula óssea para identificar a competição pelas APC in vivo. 3-Identificar o órgão responsável pelo início da apresentação de antígeno para células T CD8+ na infecção pela via subcutânea.4-Avaliar a importância da migração dos linfócitos T CD8+ no controle da infecção. 5-Caracterizar a célula apresentadora de antígeno proveniente deste órgão quanto ao tipo celular e ao fenótipo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)