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Desconfortos musculo-esqueleticos percebidos e conhecimento sobre postura sentada: teste de dois programas de educacao em trabalhadores.

Processo: 03/11142-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Alberto de Vitta
Beneficiário:Raquel Santilone Bertaglia de Almeida
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalhadores   Postura sentada   Conhecimento   Fisioterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento | Fisioterapia | Postura Sentada | Programa De Educacao | Trabalhadores

Resumo

O presente trabalho se propõe a verificar e comparar os conhecimentos teóricos, relativos a postura sentada e os desconfortos músculos-esqueléticos percebidos, em indivíduos que trabalham sentados, a partir de dois programas de educação (auto-instrucional e expositivo associado as oficinas de educação). Serão sujeitos 90 voluntários dos setores administrativos do Departamento de Água e Esgoto de Bauru. Para consecução do objetivo proposto serão avaliados os conhecimentos prévios (teórico e prático) dos trabalhadores acerca da postura sentada e a freqüência de desconfortos músculo-esqueléticos percebidos e, em seguida, serão formados três grupos de 30 sujeitos cada um: o primeiro (G1) o programa de educação por meio de aulas expositivas associadas a uma oficina de educação para saúde; o segundo (G2) receberá o programa de educação por meio de um manual auto-instrucional sobre postura sentada e, o terceiro (G3) será o controle, o qual não receberá nenhum tipo de treinamento durante o curso do presente estudo. Finalmente, será realizada da reavaliação dos conhecimentos dos participantes sobre a postura sentada e dos desconfortos músculo-esqueléticos percebidos. Para análise estatística serão utilizadas a técnica de variância não-paramétrica para o modelo de medidas repetidas em três grupos independentes, o teste de homogeneidade de Goodman, a estatística descritiva dos percentuais de respostas dos sujeitos a cada questão e o teste do Qui-quadrado para uma amostra. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A DE VITTA; RS BERTAGLIA; CR PADOVANI. Efeitos de dois procedimentos educacionais sobre os sintomas musculoesqueléticos em trabalhadores administrativos. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 12, n. 1, p. 20-25, . (03/11142-9)