Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa das condicoes higienico sanitarias em refeicoes de restaurantes "self-service" na cidade de botucatu e deteccao de toxinas a partir das cepas isoladas de s.aureus.

Processo: 07/51855-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Vera Lúcia Mores Rall
Beneficiário:Camila Tateishi Giacomini
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Salmonella   Staphylococcus aureus   Escherichia coli
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escherichia Coli | Fast Food | Salmonella | Staphylococcus Aureus | Surtos Alimentares

Resumo

O alimento é um importante elo na cadeia epidemiológica de doenças transmissíveis. Sua conservação em condições não adequadas favorece a multiplicação de microrganismos que podem ocasionar alterações e/ou produzir sintomas de toxinfecções alimentares nos seus consumidores. A dificuldade de locomoção do local de trabalho até a residência e a falta de tempo para o preparo das refeições faz com que, cada vez mais, as pessoas optem pela alimentação em restaurantes e os do tipo self-service são os mais procurados, seja pela diversidade de alimentos, seja pela rapidez de aquisição, pois os mesmos já estão prontos e expostos ao público, além do preço ser bem mais acessível do que os outros tipos de restaurantes. Assim, os objetivos do trabalho é a avaliação, pela aluna da Nutrição, da qualidade microbiológicas das refeições desses restaurantes, com a coleta preferencial de amostras do final da refeição, pois ainda são consumidas, apesar da longa exposição e, geralmente em temperaturas inadequadas. Serão avaliadas as condições higiênico sanitárias, pela determinação de coliformes fecais, além da pesquisa de patógenos como Salmonella e S. aureus, sendo seguido os padrões microbiológicos da RDC N°12, para refeições prontas. Os resultados serão repassados aos responsáveis pelos restaurantes e a docente responsável estará à disposição para orientação das dúvidas que, porventura, possam ocorrer por parte dos donos dos estabelecimentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)