Busca avançada
Ano de início
Entree

Tempo de tratamento da tuberculose: variaveis que interferem em 24 coortes de doentes em terapeutica ( 1998-2000) em um servico de saude de ribeirao preto.

Processo: 02/00471-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Scatena Villa
Beneficiário:Ricardo Alexandre Arcêncio
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Terapêutica   Tratamento   Tuberculose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Tempo De Tratamento | Terapeutica | Tratamento | Tuberculose

Resumo

A tuberculose poderia estar controlada, considerando-se que os recursos diagnósticos são relativamente simples e os esquemas terapêuticos disponíveis são altamente eficazes. Porém é comum intercorrências acontecerem ao longo do tratamento, ocasionando desvios, como a prorrogação do tempo de tratamento ou mesmo abandonar o tratamento após algum tempo. Diante disso, fica evidente a importância do acompanhamento dos doentes em toda sua extensão de tratamento - mês a mês, portanto este estudo centrar-se-á no tempo de tratamento. Este mesmo será avaliado, investigando as variáveis que o determinam. O presente estudo será feito em 24 coortes de doentes inscritas no período de janeiro de 1998 à janeiro de 2000 no Programa de Controle da Tuberculose em um serviço de saúde de Ribeirão Preto-SP, segundo o resultado de tratamento (cura e abandono). Este trabalho terá como base de investigação prontuário e o Livro de Registro de Tuberculose. Será elaborada uma listagem com o registro das saídas, mensais, do seguimento para 24 coortes de doentes. É também serão coletados dados relacionados as variáveis em um instrumento previamente formulado (Anexo I). Os dados coletados serão armazenados em um banco de dados. Será utilizado o programa EPI-INFO da Organização Mundial da Saúde para tabulação e análise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)