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Habilidades sociais educativas parentais e o comportamento das crianças - questões relativas ao período de desenvolvimento (pré-escolares / escolares), ao gênero e a presença / ausência de problemas comportamentais.

Processo: 10/06430-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Érica Vidal da Cunha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento   Distúrbios do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento | práticas parentais | Problemas de comportamento | Problemas de Comportamento

Resumo

Muitos estudos apontam que problemas de comportamento e habilidades sociais educativas parentais são variáveis que estão diretamente relacionadas. O manejo inefetivo dos pais pode levar a sérios problemas de comportamento, promovendo falhas no desenvolvimento de comportamentos sociais positivos e comunicativos da criança. Famílias que estimulam comportamentos socialmente habilidosos por meio de disciplina consistente, interação positiva e supervisão das atividades das crianças, parecem favorecer o desenvolvimento social e cognitivo de seus filhos. Para uma efetiva intervenção é recomendado caracterizar o repertório de mães e das crianças de diferentes idades, a fim de permitir a elaboração de estratégias mais condizentes com a população atendida. Nesse contexto o estudo das habilidades sociais educativas parentais se reveste de importância por promoverem o desenvolvimento e a aprendizagem dos filhos nas situações de interação. O campo teórico-prático do Treinamento de Habilidades Sociais e o referencial da Análise do Comportamento podem fundamentar tais estudos. Objetiva-se, neste estudo, estudar Habilidades Sociais Educativas Parentais, práticas parentais, comportamentos dos filhos e variáveis proximais, considerando gênero, escolaridade e problemas de comportamento das crianças e variáveis relativas às cuidadoras (escolaridade, estado civil, nível sócio-econômico e trabalho externo). Serão participantes em torno de 150 mães/cuidadoras de crianças pré-escolares e do ensino fundamental a partir de dois instrumentos: a) Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P); b) Child Behavior Checklist" - Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência (CBCL). Os dados serão tratados por análises uni e multivariadas na comparação de diferentes grupos.

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