Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da expressao de metaloproteinases de matriz 2 e 9 na organogenese de ossos longos de camundongos.

Processo: 02/03928-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:José Mauro Granjeiro
Beneficiário:Willian Fernando Zambuzzi
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Enxerto ósseo   Transplante ósseo   Biomateriais   Macrófagos   Metaloproteinase 9 da matriz

Resumo

Estudos preliminares demonstraram que a implantação do osso medular inorgânico em subcutâneo de ratos leva a uma resposta inflamatório granulomatosa tipo corpo estranha com presença de células gigantes, intensa angiogênese e fibrosamento ao redor do implante. A fim de compreender melhor esse processo, buscamos analisar o papel de MMPs na remodelação do tecido reacional induzido pelo material, especialmente com relação à degradação de colágeno. O objetivo específico é analisar o envolvimento de metaloproteinase 9 (MMP-9) na resposta tecidual ao implante do Gen-Ox® (Baumer S.A.) em subcutâneo de ratos. A MMP-9 é uma gelatinase produzida por macrófagos que participam da degradação de diferentes tipos de colágeno. O material será implantado em 40 ratos machos adultos da linhagem Wistar (20 ratos com o implante macro e 20 ratos com o implante micro). As peças serão obtidas nos períodos de 10, 20, 30 e 60 dias pós-cirurgia e encaminhadas para processamento histotécnico convencional. Na análise microscópica avaliaremos a resposta tecidual a esses materiais assim como a sua morfologia e integridade nos diferentes períodos experimentais. Estas informações serão correlacionadas com a expressão da MMP-9 e presença de macrófagos (CD-68 ou NCL-macro) identificados através de técnicas imunohistoquímicas, visando entender melhor a resposta celular ao Gen-Ox®. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WILLIAN FERNANDO ZAMBUZZI; RODRIGO CARDOSO DE OLIVEIRA; FELIPE LADEIRA PEREIRA; TÂNIA MARY CESTARI; RUMIO TAGA; JOSÉ MAURO GRANJEIRO. Rat subcutaneous tissue response to macrogranular porous anorganic bovine bone graft. Brazilian Dental Journal, v. 17, n. 4, p. 274-278, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.