Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da regulacao medica na organizacao do fluxo de pacientes com doenca cerebrovascular aguda em ribeirao preto no ano de 2008.

Processo: 07/59828-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:João Pereira Leite
Beneficiário:Sabrina Eun Kyung Lee
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Brasil   Acidente vascular cerebral   Transtornos cerebrovasculares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avc | Brasil | Doenca Cerebrovascular | Regulacao Medica

Resumo

O acidente vascular cerebral (AVC), déficit neurológico de início agudo secundário a lesão vascular encefálica, é uma emergência médica e a principal causa de incapacidade nos adultos em todo o mundo. No Brasil, o AVC é a principal causa de morte e um grande problema de saúde pública. Desde a criação do SUS, busca-se prover uma assistência adequada à população, mas com a sobrecarga dos grandes centros hospitalares, a qualidade do atendimento de urgência tem gerado reclamações dos usuários. Em meio a esse cenário, a Regulação Medica de Urgências e Emergências (RM) surgiu para ordenar e orientar a atenção integral as urgências. O dispositivo regulador bem organizado poderia facilitar o rápido reconhecimento dos sinais e sintomas de AVC, além de ordenar o acesso dos potenciais candidatos a tratamento adequado. No presente estudo, verificaremos como a RM está desempenhando seu papel organizador de encaminhar pacientes com AVC agudo a tempo de receber terapia de repercussão, tomando como base o modelo de RM Implantado no município de Ribeirão Preto e região. Para isso, coletaremos de forma prospectiva os relatórios diários de pacientes da RM que apresentarem sinais de um possível AVC e que foram encaminhados para a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, durante o período de seis meses. Depois compararemos as informações colhidas no atendimento da RM com os dados obtidos durante a internação do paciente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)