Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de um procedimento de resposta de observacao para identificar e corrigir controle restrito de estimulos em uma tarefa de leitura com uma crianca diagnosticada com autismo.

Processo: 05/01650-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Marcelo Frota Lobato Benvenuti
Beneficiário:Cássia Leal da Hora
Instituição Sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Controle do estímulo   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo | Leitura | Resposta De Observacao | Controle de estímulos

Resumo

ResumoControle restrito de estímulos é freqüentemente encontrado na análise de repertório comportamental de crianças diagnosticadas com “autismo”. O objetivo do presente estudo é testar um procedimento para a correção de controle restrito de estímulos em uma tarefa de leitura realizada com uma criança diagnosticada como “autista”. Em uma tarefa no computador, a criança deverá escolher palavras escritas ou sílabas condicionalmente à apresentação de palavras ou sílabas das palavras (VE-LA, TA-TU e BO-LO). Em uma primeira fase, será possível avaliar o controle restrito na medida em que as tentativas de uma sessão envolverão: a apresentação de uma palavra como estímulo modelo e três sílabas como estímulos comparação. Dentre as sílabas apresentadas, apenas uma delas fará parte da palavra apresentada como modelo e a sua escolha será definida como resposta “correta”. Em uma segunda fase, será introduzido um procedimento de correção do controle restrito. Nessa, uma palavra será apresentada como estímulo modelo e três palavras apresentadas como estímulos comparação. Uma das três palavras será idêntica à palavra apresentada como modelo. A escolha de um dos estímulos comparação dá início a uma nova tentativa, na qual o estímulo modelo será o mesmo da tentativa anterior. Porém, os estímulos comparação serão três sílabas, sendo que apenas uma delas faz parte da palavra apresentada como estímulo modelo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)