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Habilidades pragmaticas em criancas deficientes auditivas: estudo de casos e controles.

Processo: 07/56235-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Brasilia Maria Chiari
Beneficiário:Luana Mota Curti
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Surdez   Desenvolvimento   Linguagem   Pragmática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento | Fonoaudiologia | Linguagem | Pragmatica | Surdez

Resumo

Para que a linguagem seja adquirida e desenvolvida de forma típica no homem, é pré-requisito que o sistema auditivo esteja íntegro anátomo e fisiologicamente. A perda auditiva em crianças acarreta grandes dificuldades na comunicação verbal, mas, ainda é possível que estas se desenvolvam e organizem o mundo que experimentam. A habilidade pragmática é a capacidade que o homem tem de se expressar, de fazer uso da linguagem, tanto pela comunicação verbal como pela gestual. O objetivo deste trabalho é avaliar as habilidades pragmáticas de um grupo de deficientes auditivos e associá-las ao desenvolvimento da linguagem. Método: Serão avaliadas 20 crianças de até 6 anos, sendo 10 deficientes auditivas neurossensorial de grau moderadamente severo a profundo e 10 normo-ouvintes, constituindo o grupo controle. A Ficha de Caracterização de Amostra (Costa & Chiari, 2006) será preenchida e serão excluídas das amostras crianças acima de 6 anos, deficientes auditivos de grau leve a moderado e sugestivas de alterações neurológicas. Em ambos grupos serão aplicados o Teste de Linguagem Infantil ABFW - Pragmática (Fernandes, 2000) com o objetivo de avaliar as habilidades pragmáticas das crianças, através de uma filmagem de 30 minutos de interação com um adulto familiar e o teste de triagem Denver II (Frankenburg, 1967 traduzido e adaptado para o português para fins de pesquisa por Schultz et al, 1999) para a verificação do desempenho nas áreas psico-social, motora e de linguagem. Após a coleta de dados, estes serão analisados estatisticamente associando o conhecimento pragmático ao desenvolvimento da linguagem de cada criança e comparando as habilidades pragmáticas entre a amostra experimental e o grupo controle. (AU)

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