Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da lingua de sinais no desenvolvimento clinico e escolar da crianca surda.

Processo: 03/11765-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Hudson Marcel Bracher Beilke
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Surdez   Inclusão   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inclusao | Lingua E Sinais | Linguagem | Surdez

Resumo

A educação do surdo é um problema inquietante por suas dificuldades e limitações. Ao longo da história, este assunto tem sido polêmico, gerando desdobramentos em várias vertentes com diferentes conseqüências para o atendimento ao surdo. O propósito deste projeto de iniciação cientifica é aprofundar o estudo em uma das abordagens propostas para o atendimento dos surdos, qual seja, a abordagem bilíngüe. Para tal o presente estudo focalizará o pape) da língua brasileira de sinais (LIBRAS), ensinada por um instrutor surdo no contexto de uma Clínica de Fonoaudiologia, no desenvolvimento clínico e escolar de crianças surdas. Tal estudo pretende ainda revelar de que modo a prática clínica pode ou não ser desenvolvida em colaboração com a atividade escolar destes sujeitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)