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Fatores psicológicos e culturais que influenciam mães de crianças com quadros clínicos leves a buscarem serviços de emergência pediátrica: um estudo clínico-qualitativo

Processo: 04/08241-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Egberto Ribeiro Turato
Beneficiário:Daniel Carvalho Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia   Pediatria   Serviços médicos de emergência   Socorro de urgência   Psicodinâmica   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emergencia | Pediatria | Pronto-Socorro | Psicologia | Qualitativo

Resumo

Inúmeros estudos têm apontado para a extensa utilização de Serviços de Urgência e Emergência Pediátrica para o atendimento a crianças acometidas por manifestações clínicas leves. Estes trabalhos têm utilizado sobretudo variáveis quantitativas e sociodemográficas para a caracterização do problema. O objetivo deste projeto é propor uma investigação que interprete as significações psicodinâmicas e socioculturais da atitude de mães que levam ao médico suas crianças acometidas por quadros clínicos não-urgentes. Lançaremos mão do método clínico-qualitativo, que abarca a discussão sobre um conjunto de técnicas e procedimentos adequados para descrever e compreender as relações de sentidos e significados dos fenômenos humanos referidos no campo da Saúde. A amostra de sujeitos será construída pela estratégia da saturação de dados coletados, usual em pesquisas qualitativas, definindo, portanto, em campo o número de sujeitos a serem estudados. A técnica de coleta de dados a ser empregada será a Entrevista Semidirigida de Questões Abertas, que permite se estabeleça uma relação em profundidade entre o entrevistador e o entrevistado, aliada a uma observação global do sujeito, bem como suas reações do tipo transferencial e contratransferencial. Os procedimentos consistirão na anotação das informações colhidas em um Roteiro/Diário de Campo. A técnica de tratamento dos dados colhidos será a da Análise Qualitativa de Conteúdo, propiciando a categorização/subcategorização a partir de leituras do conjunto das entrevistas. (AU)

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