Busca avançada
Ano de início
Entree

Verificação da existência de um gene associado a resistência a organofosforados em Cochilomyia hominivorax (Diptera: Calliphoridae)

Processo: 03/08004-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Ana Maria Lima de Azeredo-Espin
Beneficiário:Renato Assis de Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cochliomyia hominivorax   Calliphoridae   Resistência a inseticidas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calliphoridae | Cochilomyia Hominivorax | Esterase | Miiases | Organofosforado | Resistencia

Resumo

A Cochliomyia hominivorax (Coquerel), conhecida no Brasil como a mosca da bicheira, destaca-se como uma das mais importantes moscas causadoras de milases, gerando graves prejuízos econômicos à pecuária. Os danos econômicos causados por essas infestações vêm através da redução na qualidade do couro e na produção ide leite, e na perda de peso e fertilidade. No Brasil, o seu controle tem sido realizado principalmente pela aplicação de inseticida. Porém, o uso indevido desses agentes químicos pode provocar seleção de moscas resistentes. Um importante mecanismo de resistência a inseticidas organofosforados foi verificado em Lucilia cuprina, mosca pertencente à mesma família da C. hominivorax (Calliphoridae). Esse mecanismo é baseado na inibição da atividade do inseticida por uma enzima esterase (E3) possuindo mutações estruturais em seu gene (Lcα7). Simples substituições de nucleotídeos na E3 são responsáveis por conferir resistência a inseticidas organofosforados. A partir desses estudos, esse projeto tem como objetivo verificar a existência de um gene ortólogo ao Lcα7 em C. hominivorax, possibilitando uma caracterização de indivíduos resistentes. Isso permitirá uma aplicação mais eficiente de inseticidas no controle dessa praga da pecuária, visando uma maior produtividade animal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)