Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao da participacao de tiorredoxina peroxidase citosolica i na defesa antioxidante de celulas de levedura com disturbios respi ratorios.

Processo: 02/10497-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Luis Eduardo Soares Netto
Beneficiário:Ana Paula Dias Demasi
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):03/11003-9 - Caracterização da participação de tiorredoxina peroxidase citoplasmática I na defesa antioxidante de células de levedura com distúrbios respiratórios, AP.PRIM
Assunto(s):Envelhecimento   Mitocôndrias   Peroxidase
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia Respiratoria | Envelhecimento | Mitocondria | Peroxidase

Resumo

Tiorredoxina peroxidase citosolica I (ctpxi) e uma enzima antioxidante conservada desde bactérias até humanos capaz de reduzir hidroperóxidos às custas de um substrato contendo tiol. CTPXI de saccharomyces cerevisiae, parece ser especialmente importante na proteção de células expostas simultaneamente a fontes de eros endógenas e exógenas. Deficiência respiratória e aumento da produção endógena de eros são freqüentemente associadas ao processo de envelhecimento, doenças neurodegenerativas e câncer em células humanas. Pretendemos com este projeto caracterizar a resposta antioxidante de células de levedura com distúrbios respiratórios, na presença e na ausência de CTPXI. Assim, buscamos obter evidências que possam explicar a importância de CTPXI nesta defesa para maior esclarecimento de sua função biológica, bem como possam nos indicar possíveis mensageiros e vias de sinalização envolvidos nesta resposta, para um maior entendimento da interação mitocôndria/CTPXI. Pretendemos também verificar a influência de CTPXI na longevidade das células. Acreditamos que estes estudos poderiam constituir importantes contribuições às pesquisas dedicadas as mais variadas desordens humanas provocadas por mutações no DNA mitocondrial e que CTPXI pode exercer papel decisivo no destino (sobrevivência/morte) de células afetadas por estas desordens. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)