Busca avançada
Ano de início
Entree

Padronização de ensaio imunoenzimático indireto (Elisa - teste - IgM) para diagnóstico de Leishmania chagasi em cães

Processo: 04/06696-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia
Pesquisador responsável:Rosangela Zacarias Machado
Beneficiário:Débora de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças transmissíveis   Doenças transmissíveis emergentes   Leishmania infantum   Cães   Técnicas imunoenzimáticas   Testes sorológicos   Técnicas de diagnóstico animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caes | Elisa - Teste - Igm | Leishmania Chagasi

Resumo

A leishmaniose visceral ou calazar é uma zooantroponose causada por um protozoário da espécie Leishmania chagasí na América Latina e particularmente no Brasil. O parasita é transmitido ao homem pela fêmea hematófoga de um flebotomíneo díptero, que no Brasil pertence à espécie Lutzomyia longipaipis. O calazar era considerada como rural e de ambientes silvestres mas atualmente é uma doença emergente e reemergente tanto em áreas rurais como urbanas devido à urbanização, ao desmatamento e à domesticação de focos zoonóticos naturais. O cão doméstico, no qual a doença persiste por longos períodos clinicamente inaparente, é um importante reservatório responsável pela natureza endêmica/epidêmica da doença. De um modo geral, o quadro clínico canino assemelha-se muito ao do humano. No hospedeiro vertebrado encontram-se as formas amastigotas parasitando as células do sistema mononuclear fagocitário, principalmente os macrófagos. No hospedeiro invertebrado encontram-se as formas promastigotas parasitando o lúmen do tubo digestivo. Anualmente são registrados em média 2000 casos humanos com 10% de mortalidade. O objetivo deste projeto é a padronização de ensaio imunoenzimático indireto (ELISA-teste-IgM) para soros caninos, sendo o ELISA um teste sorológico de alta sensibilidade e especificidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, DEBORA; OLIVEIRA, TRICIA M. F. S.; BALDANI, CRISTIANE D.; MACHADO, ROSANGELA Z.. Ensaio imunoenziático (ELISA) para detecção de anticorpos IgM contra Leishmania chagasi em cães. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 29, n. 2, p. 120-124, . (04/06696-8)