Busca avançada
Ano de início
Entree

Toxicidade aguda do trichlorfon em formulação para aplicação em água e avaliação da atividade da Acetilcolinesterase (AChE) em três espécies de peixes neotropicais.

Processo: 09/14416-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Claudinei da Cruz
Beneficiário:Naiara Fernanda Ignácio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade   Triclorfon   Peixes tropicais   Acetilcolinesterase   Ecotoxicologia

Resumo

A contaminação do ambiente aquático com substâncias tóxicas ocorre por diversas vias, sendo a mais comum à aplicação direta para o controle de patógenos na aqüicultura. O inseticida organofosforado trichlorfon se encontra entre os produtos mais usados para o controle de parasitos de peixes. No entanto, em solução aquosa é transformado em diclorvos, que é muito mais tóxico e apresenta grande potencial de risco de intoxicação dos peixes. No Brasil, o trichlorfon na formulação Masoten® é o primeiro ectoparasiticida registrado em peixes, sendo necessário estudo sobre os seus possíveis efeitos ecotoxicológicos agudos e sobre as espécies de criação, alvos do tratamento. Assim, este projeto terá como objetivos: 1) determinar a toxicidade aguda (CL (I) 50;48h) trichlorfon na formulação Masoten® (produto comercial 80%) para peixes das espécies: pacu (Piaractus mesopotamicus), tambaqui (Colossoma macropomum) e tambacu (P. mesopotamicus macho x C. macropomum fêmea); 2) avaliar os efeitos dos tratamentos com o Masoten® sobre as variáveis da qualidade de água (pH, oxigênio dissolvido e condutividade elétrica) durante os testes de toxicidade; 3) determinar o efeito do Masoten® na atividade da acetilcolinesterase (AChE) no cérebro e no músculo dos peixes após a realização dos testes de toxicidade aguda.