Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma proposta de educação física para a educação infantil, fundamentada na teoria histórico-cultural

Processo: 03/13278-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Milton de Lima
Beneficiário:Ederson Antonio da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Desenvolvimento infantil   Aprendizagem   Brincadeiras   Jogos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Brincadeiras | Desenvolvimento | Educacao Fisica | Educacao Infantil | Jogos

Resumo

Este projeto de pesquisa visa a aprofundar os estudos, iniciados em 2002, sobre a importância dos jogos e das brincadeiras como atividades essenciais, no contexto educacional, para o processo de humanização da criança. No ano de 2002, considerando que o nosso curso de Licenciatura Plena em Educação Física não contemplava o tema jogos e brincadeiras na Educação Infantil, organizamos um grupo de estudo e implementamos um projeto de extensão denominado: "Brincando no lar", na instituição de Educação Infantil São Vicente Pallotti, na cidade de Presidente Prudente (SP), orientados por um pesquisador da área. Constatamos nas atividades desenvolvidas, em parceria com os profissionais dessa instituição, que o jogo e a brincadeira, ainda são tratados como relaxamento, descanso e meio para o desgaste de energia excedente. Por outro lado, percebemos que o emprego do jogo e da brincadeira como recursos pedagógicos na Educação Infantil, requer dos profissionais de educação uma fundamentação teórico-prática consistente. A presente proposta de pesquisa, portanto, estabelece como principal objetivo pesquisar, estudar, aplicar e sistematizar um material teórico-prático que possa servir de apontamento e suporte para a utilização do jogo e da brincadeira como recursos pedagógicos para os profissionais que atuam na Educação Infantil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)