Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de redes de colaboração científica em educação especial

Processo: 06/01738-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
Beneficiário:Maycke Young de Lima
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Produção científica   Colaboração científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Redes | Ciencia Da Informacao | Colaboracao Cientifica | Educacao Especial | Mundo Pequeno | Producao Cientifica | Ciência da Informação

Resumo

Este projeto de iniciação científica se acha vinculado à linha de pesquisa Produção e Comunicação do Conhecimento Científico e Tecnológico do Grupo de Pesquisa "Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação", cadastrado e certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Os objetivos da pesquisa são compreender as relações estabelecidas entre os produtores de conhecimento na área de Educação Especial e produzir reflexões sobre a produção científica nesta área de conhecimento. Pretende-se verificar as possíveis relações de união, grau de colaboração e sua evolução como colégio invisível. A pesquisa fundamenta-se na teoria das redes de colaboração científica e lança mão da abordagem metodológica da análise das redes sociais (ARS) para examinar as redes de citações e de co-autorias que se estabelecem entre os pesquisadores da área. Nesta rede, os vértices serão os docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, seus colaboradores (co-autores) e referenciais teóricos (autores citados) em suas publicações científicas e tecnológicas, visando tanto à identificação dos membros dessa rede de relacionamentos e colaboração científica. Ao final da pesquisa, os dados obtidos serão confrontados com o referencial teórico visando a fidelidade e fidedignidade na interpretação. Entre os resultados previstos ao final do projeto estão a discussão as redes de colaboração científica e a produção científica na área de Educação Especial e a identificação da rede de pesquisadores, citações e co-autorias estabelecidas na área tendo em vista o enfoque da teoria do mundo pequeno (Small World) e da metodologia da ARS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)