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A mistura dos estilos sublime e baixo na construção dos personagens da primeira tetralogia histórica de Shakespeare

Processo: 05/59883-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:John Milton
Beneficiário:Larry Martins Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura inglesa   Personagens   Gêneros literários   Sublime
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dramas Historicos | Literatura Inglesa | Mistura De Estilos | Personagens | Shakepeare | Teatro Eisabetano

Resumo

Esta é uma pesquisa que se propõe a analisar a combinação de elementos estilísticos sublimes e baixos, bem como trágicos e cômicos, na caracterização dos personagens da primeira tetralogia de dramas históricos de Shakespeare: "Henry VI" partes 1, 2 e 3 e "The Tragedy of King Richard III". O nosso objetivo é estudar a tensão que se observa, nestas obras, entre a doutrina clássica da separação dos estilos sublime e baixo (conforme a poética clássica os define) na construção dos personagens literários, e a prática medieval de misturar os gêneros trágico e cômico, sublime e baixo num mesmo texto, às vezes em um mesmo personagem. A partir de uma leitura estética das quatro peças e de uma análise das mesmas baseada no estudo das diferentes apreciações que a crítica clássica e a moderna já expressaram sobre a separação e a mistura de estilos, pretendemos descrever o mecanismo dramático de hibridização estilística que opera nesta tetralogia e suas implicações estéticas. (AU)

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