Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao molecular dos determinantes geneticos envolvidos na adesao da escherichia coli enteroagregativa atipica o12.

Processo: 06/56867-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Affonso Scaletsky
Beneficiário:Andresa Zamboni
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diarreia   Escherichia coli   Adesinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adesina | Diarreia | E. Coli Enteroagregativa | Eaec Atipica | Permease

Resumo

A categoria das Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) pode ser dividida em duas subcategorias, EAEC típica e atípica, tendo por base a presença ou ausência do plasmídeo AA ("adherence aggregative"). Na EAEC típica, o padrão de adesão AA é mediado por adesinas fimbriais denominadas AAFs, enquanto que na atípica ainda não se identificou nenhuma adesina. Com o objetivo de identificar o(s) gene(s) envolvidos no padrão AA da EAEC atípica RN153-1 do sorogrupo 0126, foi construída uma biblioteca genômica em E. coli DH5a, e identificado um clone-cosmídio aderente à células HEp-2. O cosmídeo foi submetido a mutagênese, e identificado o mutante não aderente. Um fragmento de 3 kb BamHI contendo 1 kb do transposon mini-Tn10 foi clonado e sequenciado. A análise da seqüência identificou um gene que possui 97% de homologia com uma proteína de membrana externa, com função de permease. O presente projeto tem como objetivo estudar o papel desta permease na aderência bacteriana e caracterizar molecularmente a adesina envolvida no fenótipo AA da referida amostra. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)