Busca avançada
Ano de início
Entree

Por que meninos fracassam mais que meninas na escola?

Processo: 00/01024-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marilia Pinto de Carvalho
Beneficiário:Patricia Martins Penna
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cotidiano escolar   Relações de gênero   Fracasso escolar   Ensino fundamental   Meninos   Etnografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cotidiano Escolar | Ensino Fundamental | Fracasso Escolar | Relacoes De Genero

Resumo

O objetivo central desta pesquisa é investigar, em caráter exploratório, algumas das possíveis causas do fracasso escolar mais acentuado em crianças do sexo masculino nas séries iniciais do Ensino Fundamental. É importante entender como se dá o processo de construção desse fracasso no cotidiano, nas relações entre meninos, meninas, professores, professoras, enfim, na construção de uma rede de significados e construções simbólicas. Será fundamental perceber os olhares de alunos e professores sobre "fracasso" e "sucesso" na escola. Para isso, optou-se por um estudo de caso envolvendo observações prolongadas e entrevistas, com enfoque etnográfico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)