Busca avançada
Ano de início
Entree

Aumentando a efetividade do uso da televisao em campanhas de prevencao de aids: estado da arte e proposta de intervencao.

Processo: 01/12752-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Angelo Pedro Piovesan Neto
Beneficiário:Guillermo Mauricio Acosta Orjuela
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):AIDS   Persuasão   Psicologia social   Televisão   Saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aids | Campanhas De Prevencao | Comunicacao Persuasiva | Psicologia Social | Saude Publica | Televisao

Resumo

O aumento no número de casos de contágio da AIDS por meio de relação heterossexual entre os segmentos jovens, de sexo feminino, de baixa renda e escolaridade da população, em todo o país, provocou uma reorientação das ações governamentais em matéria de prevenção. Apesar da enorme potencialidade da TV como ferramenta de prevenção e dos vultosos investimentos em publicidade, os resultados obtidos nas campanhas brasileiras continuam aquém das expectativas nos quesitos mudança de comportamento e avaliação de resultados. Experiências estrangeiras construídas sobre princípios científicos de modificação de comportamento e fenômenos de comunicação interpessoal e mediada sugerem novas estratégias de reduzir a distância entre a informação veiculada em campanhas televisivas e a adoção de condutas de prevenção. Este projeto se propõe a formular as diretrizes de um modelo de campanha televisiva orientado à prevenção de AIDS sexualmente transmitida, fundado em tais experiências e conhecimentos, porém aplicável à realidade brasileira. Tal empreendimento envolve: 1. análise criteriosa da experiência acumulada na área, dentro e fona do país, 2. revisão do estado da arte nas áreas de Psicologia Social, Comunicação e Prevenção em Saúde, e 3. síntese das variáveis que intervém na consecução das metas de prevenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)