Busca avançada
Ano de início
Entree

Da Resolução de Problemas à Modelagem Matemática: o desenvolvimento de habilidades matemáticas em alunos do Ensino Médio.

Processo: 08/05524-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Pesquisador responsável:Geraldo Pompeu Junior
Beneficiário:Mônica Helena Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Resolução de problemas   Ensino médio   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | habilidades matemáticas | modelagem matematica | Resolução De Problemas | Educação Matemática

Resumo

O objetivo central deste Projeto de Pesquisa, em nível de Iniciação Científica, é o de investigar o desenvolvimento de algumas habilidades matemáticas, previstas pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) para o Ensino Médio, através de atividades didáticas baseadas na Resolução de Problemas e na Modelagem Matemática.Para tal, serão analisados os PCNs do Ensino Médio, a fim de selecionarmos algumas habilidades matemáticas para serem trabalhadas. Também serão levantadas questões do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - Nível III) e da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) relacionadas a tais habilidades.Uma seqüência de atividades didáticas, baseadas na Resolução de Problemas e na Modelagem Matemática, será elaborada e implementada junto a alunos do Ensino Médio.Com isso, poderemos analisar e avaliada a eficácia ou não desta estratégia de ensino baseada no desenvolvimento de tais habilidades. Além disso, poderemos investigar também a forma como se dá o procedimento de passagem entre a Resolução de Problemas e a Modelagem Matemática.Finalmente, acredito que o Projeto de Pesquisa aqui descrito, em muito contribuirá para o meu desenvolvimento e formação enquanto futura Professora de Matemática, pois se trata de excelente oportunidade para que eu possa me aprofundar na área de pesquisa a respeito de metodologias alternativas para o trabalho de sala de aula de Matemática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)